Maria: Um exemplo de serviço e amor que devemos seguir
  Imagem por Marisete Barbosa
Um pouco de História do nome de Maria
Maria mãe de Jesus, Virgem Maria  ou Santa Maria (CC)
Fonte de pesquisa: Site:
http://www.estudos-biblicos.com/maria.html
“Virgem Maria”, ou “Santa Maria”, são títulos possíveis para este artigo, títulos tão divulgados no mundo  católico, para designar Maria a mãe de Jesus. Tanto podia ser Maria ou Miriam,  pois o nome grego Maria, corresponde a “Miryâm” em  hebraico que deu Miriam na nossa língua. 
Como os seus familiares falavam  aramaico, é natural que o nome pronunciado na sua língua materna, fosse mais  parecido com Miriam do que Maria.
  Imagem por Marisete Barbosa- Macapá/ AP
Só no Novo Testamento, há várias mulheres com o  nome de Maria, desde Maria Madalena, Maria irmã de Marta,  Maria mãe de  Marcos e ainda outras que aparecem só uma vez. Mas neste artigo,   sempre que falar em Maria, refiro-me à mulher escolhida para ser a mãe  de  Jesus, no qual incarnou o próprio Filho de Deus, no mundo em que  vivemos.
Fonte de pesquisa: Site:
http://www.estudos-biblicos.com/maria.html
    
  
    
 Imagem por Marisete Barbosa
Mulher, eis o teu filho. Porque é que, pelo menos nesta ocasião, Jesus  não tratou a Maria por mãe? 
Penso que o “menino Jesus” que nasceu em Belém e que inicialmente estava sujeito a seus pais (Lucas 2:51), gradualmente foi dando lugar ao Cristo, o Filho de Deus.  Maria assistia à morte do seu filhinho o homem chamado Jesus que dava lugar ao  Filho de Deus com todo o seu poder (Mateus 28:18). É bem possível que nessa ocasião, Maria se lembrasse das  palavras de Simeão  ... e  a ti, uma espada traspassará tua alma... (Lucas 2:35). 
Mesmo nos últimos momentos, Cristo manteve toda a sua lucidez. Não deixou de se preocupar com o ladrão que  se arrependeu na hora da morte e também se preocupou com Maria, que o  trouxe a este mundo. 
  Imagem por Marisete Barbosa- Macapá/AP
 Preocupou-se com o futuro de Maria, mas em que aspecto? 
Certamente que as fiéis seguidoras do Mestre, não deixariam Maria desamparada a ponto de passar fome e a não  ter onde morar. Também a velha Lei e as tradições judaicas, tinham solução para  estes casos. Era aos irmãos de Jesus que competia o sustento se sua mãe. O  problema não era econômico. A preocupação de Cristo era outra, era encontrar  alguém que a pudesse ajudar no aspecto material e que a pudesse compreender.
  Depois de Maria assistir à crucificação de Cristo, não podia voltar para casa dos outros filhos que zombavam da mensagem do Mestre João 7:3/5. Era necessário providenciar alguém que a pudesse compreender,  alguém da “família espiritual” (Marcos 3:35) e o apóstolo João, foi o  escolhido.                                           Fonte de imagem : Por Marisete Barbosa 
 Depois da ressurreição de Cristo
Esta é a última referência a Maria. 
Lucas apresenta uma descrição do ambiente na igreja inicial, a Igreja de Jerusalém. 
Como é natural nessa cultura, descreve em primeiro lugar, os principais responsáveis, todos homens, mas depois  abre uma excepção, apresentando “ ...algumas mulheres,  entre as quais, Maria, a mãe de Jesus com os irmãos dele.” Era certamente o tal grupo das fiéis servidoras  do Mestre, e Maria ocupara o seu lugar no meio delas. 
Pessoalmente, penso que não era de maneira alguma a poderosa Santa, como muitos pretendem, mas era a  verdadeira mulher, como Jesus a tratou, que faria com que todas as mulheres se orgulhassem nela, que nos dava o seu  exemplo de serviço e de humildade. 
Era a ferramenta nas mãos do Senhor que já cumprira a sua função e nada mais lhe restava que dar graças a Deus  por lhe ter dado essa maravilhosa oportunidade de o servir.   
 Pesquisa de texto : Site:  http://www.estudos-biblicos.com/maria.html
 O  que significa para nós cristãos católicos amar Maria como nossa mãe?
Na verdade Maria para nós é um exemplo de amor, doação e serviço a seguir dentro da igreja católica. Ter uma mãe também espiritual é uma honra, quem não tem uma proximidade , uma intimidade, um carinho por sua mãe biológica, dificilmente vai compreender o que é se aproximar da mãe de Jesus.
No meu compreender nada nós faz de mau ter que amar , venerar a mãe do salvador. É acima de tudo agradecer ao Senhor por ter escolhido o mais puro amor, o mais preciosa mulher para a mãe da humanidade.
A comunidade Nossa Senhora de Fátima este ano escolheu uma criança de uma  família  da próprio bairro para representar o papel de Nossa Senhora, para assim no dia 30 de Maio homenagear Maria juntamente com todos os anjos da Igreja.
Por Marisete Barbosa em 27/06/10 _ Comunidade Nossa Senhora de Fátima
Imagem por Marisete Barbosa- Macapá/ AP

 
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário