Blog da Comunidade N. Sª de Fátima

27/06/2010

Circulo Bíblico Mês de Maio




Maria: Um exemplo de serviço e amor que devemos seguir



  Imagem por Marisete Barbosa
Um pouco de História do nome de Maria

Maria mãe de Jesus, Virgem Maria ou Santa Maria (CC)
Fonte de pesquisa: Site:
http://www.estudos-biblicos.com/maria.html


“Virgem Maria”, ou “Santa Maria”, são títulos possíveis para este artigo, títulos tão divulgados no mundo católico, para designar Maria a mãe de Jesus. Tanto podia ser Maria ou Miriam, pois o nome grego Maria, corresponde a “Miryâm” em hebraico que deu Miriam na nossa língua. 
Como os seus familiares falavam aramaico, é natural que o nome pronunciado na sua língua materna, fosse mais parecido com Miriam do que Maria.


  Imagem por Marisete Barbosa- Macapá/ AP

Só no Novo Testamento, há várias mulheres com o nome de Maria, desde Maria Madalena, Maria irmã de Marta, Maria mãe de Marcos e ainda outras que aparecem só uma vez. Mas neste artigo, sempre que falar em Maria, refiro-me à mulher escolhida para ser a mãe de Jesus, no qual incarnou o próprio Filho de Deus, no mundo em que vivemos.

Fonte de pesquisa: Site:
http://www.estudos-biblicos.com/maria.html

 Imagem por Marisete Barbosa

Mulher, eis o teu filho. Porque é que, pelo menos nesta ocasião, Jesus não tratou a Maria por mãe?
Penso que o “menino Jesus” que nasceu em Belém e que inicialmente estava sujeito a seus pais (Lucas 2:51), gradualmente foi dando lugar ao Cristo, o Filho de Deus. Maria assistia à morte do seu filhinho o homem chamado Jesus que dava lugar ao Filho de Deus com todo o seu poder (Mateus 28:18). É bem possível que nessa ocasião, Maria se lembrasse das palavras de Simeão  ... e a ti, uma espada traspassará tua alma... (Lucas 2:35).
Mesmo nos últimos momentos, Cristo manteve toda a sua lucidez. Não deixou de se preocupar com o ladrão que se arrependeu na hora da morte e também se preocupou com Maria, que o trouxe a este mundo. 

  Imagem por Marisete Barbosa- Macapá/AP

 Preocupou-se com o futuro de Maria, mas em que aspecto? 

Certamente que as fiéis seguidoras do Mestre, não deixariam Maria desamparada a ponto de passar fome e a não ter onde morar. Também a velha Lei e as tradições judaicas, tinham solução para estes casos. Era aos irmãos de Jesus que competia o sustento se sua mãe. O problema não era econômico. A preocupação de Cristo era outra, era encontrar alguém que a pudesse ajudar no aspecto material e que a pudesse compreender.
Depois de Maria assistir à crucificação de Cristo, não podia voltar para casa dos outros filhos que zombavam da mensagem do Mestre João 7:3/5. Era necessário providenciar alguém que a pudesse compreender, alguém da “família espiritual” (Marcos 3:35) e o apóstolo João, foi o  escolhido.                                           Fonte de imagem : Por Marisete Barbosa
 
 
 Depois da ressurreição de Cristo

Esta é a última referência a Maria.
Lucas apresenta uma descrição do ambiente na igreja inicial, a Igreja de Jerusalém.
Como é natural nessa cultura, descreve em primeiro lugar, os principais responsáveis, todos homens, mas depois abre uma excepção, apresentando “ ...algumas mulheres, entre as quais, Maria, a mãe de Jesus com os irmãos dele.” Era certamente o tal grupo das fiéis servidoras do Mestre, e Maria ocupara o seu lugar no meio delas.
Pessoalmente, penso que não era de maneira alguma a poderosa Santa, como muitos pretendem, mas era a verdadeira mulher, como Jesus a tratou, que faria com que todas as mulheres se orgulhassem nela, que nos dava o seu exemplo de serviço e de humildade.
Era a ferramenta nas mãos do Senhor que já cumprira a sua função e nada mais lhe restava que dar graças a Deus por lhe ter dado essa maravilhosa oportunidade de o servir.  

 Pesquisa de texto : Site: http://www.estudos-biblicos.com/maria.html
 
 
 O que significa para nós cristãos católicos amar Maria como nossa mãe?
 


Na verdade Maria para nós é um exemplo de amor, doação e serviço a seguir dentro da igreja católica. Ter uma mãe também espiritual é uma honra, quem não tem uma proximidade , uma intimidade, um carinho por sua mãe biológica, dificilmente vai compreender o que é se aproximar da mãe de Jesus.
No meu compreender nada nós faz de mau ter que amar , venerar a mãe do salvador. É acima de tudo agradecer ao Senhor por ter escolhido o mais puro amor, o mais preciosa mulher para a mãe da humanidade.
A comunidade Nossa Senhora de Fátima este ano escolheu uma criança de uma  família  da próprio bairro para representar o papel de Nossa Senhora, para assim no dia 30 de Maio homenagear Maria juntamente com todos os anjos da Igreja.

Por Marisete Barbosa em 27/06/10 _ Comunidade Nossa Senhora de Fátima
 
Imagem por Marisete Barbosa- Macapá/ AP








Nenhum comentário:

Programação comunitária

A cada dia se vem falando em evangelização. Mas o que é de fato Evangelizar?

-Levar o evangelho,

-Anunciar a boa nova de Cristo,

-Transmitir o amor,a paz e a esperança,

-libertar os cativos,

-Visitar os doentes e curar feridas,

-Amparar o orfão e a viúva,

-Partilhar alegrias e tristezas,

-Consolar as crianças abandonadas.

-Alimentar os famintos,

-Amar e ter muita fé.

-Mostrar a luz aos que estão na escuridão.

Apesar de todas essas coisas o cristão, ainda consegue viver na alegria e espalhar aos que são tristes.

Só quem conhece o amor de Cristo pode fazer tais coisas.

Coroação de Maria

Coroação de Maria
Maio/2009

Comemoração

Comemoração
Dia das mães

Reuniões nas famílias

Reuniões nas famílias
Rua: HAMILTON SILVA

Coordenação - 2009

Coordenação - 2009
missa da crisma

" Cuidai das minha ovelhas"

"Assumi na terra a obra que Deus me confiou".

O Saudoso diácono Pastor Machado de Sena, levou bem a sério este lema.
"Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura, baptizando-as em Nome do pai, do Filho e do Espírito Santo"(MC 16:15)

Pastor Machado e sua Esposa Nídia Machado Foram os iniciadores da comunidade Eclesial de Base do Bairro do Araxá, vindos oriundos de família do interior , aqui em Macapá desenvolveram um maravilhoso trabalho de evangelização das família .
Dedicou sua vida a obra de Deus, criou seus filhos a luz do Evangelho de Cristo seguindo os seus preceitos.

Exercendo essa fé Católica foi o iniciador também da construção da igreja N.S de Nazaré no bairro do Araxá, grande sonho seu.

Hoje Diácono Pastor machado de Senna não vive mais perto de nós foi Chamado por Deus para habitar no lugar preparado a ele , O Céu.

Juntos em Missão- uma homenagem

Juntos em Missão- uma homenagem
Diácono Pastor Machado de Sena

Campanha da Fraternidade 2010

Campanha da Fraternidade 2010
Economia e Vida

Quaresma

Ainda é costume Jejuar este tempo?
Sim ainda é comum jejuar no tempo da quaresma.
O jejum é valido em qualquer tempo do ano.
Oficialmente o jejum deve ser feiro pelos cristãos batizados, na quarta-feira santa. Mas pode ser feito em outros dias conforme a necessidade de cada fiel.
O jejum é visto pela igreja como uma forma de educação no sentido de se privar de algo e reverte-lo em serviço de amor em práticas de caridade.

Festa Junina 2009

Festa Junina 2009
Quadrilha N.S de Fátima

Oração de agradecimento

Oração de agradecimento
Famílias reunidas para almoço

Almoço com dom Pedro

A comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro , Menino Jesus e N.S de Fátima, Realizaram juntas um almoço com o Bispo Diocesano dom pedro José Conti. O almoço se deu no salão paróquial da Igreja São Paulo após as visitas aos doentes e familias da comunidade.

CRISMA DE ADULTOS

CRISMA DE ADULTOS
Os adultos estão inseridos no processo da catequese

Parabéns as mulheres!

Parabéns  as mulheres!
Mulheres que lutam por um mundo melhor, com justiça, com amor...

O que é quaresma?

A palavra quaresma vem do latim quadragésima , é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no bem conhecido domingo de Páscoa , uma prática que é dada desde o século IV.
Ela começa desde a 4ª feira de cinzas e termina na Missa de Domingo de ramos, período reservado para a reflexão, gegum, oração e conversão espiritual, onde os fiéis fazem reflexão da mensagem do evangelho e sua vida.
Conversão que quer dizer um recomeço, um renascimento para as questões espirituais, que vem ser para o cristão um crescimento espiritual de fé unida a vida.

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Sou professora de escola pública, trabalho com alunos do ensino fundamental na área da informática, sou acadêmica da UNIFAP curso Midias na educação estudante eterna, casada, tenho uma família abençoada por Deus.

Crisma dos jovens da comunidade

Crisma dos jovens da comunidade
Dom Pedro José Conti

Aniversário da coordenadora

Aniversário da coordenadora
Comunidade N. S. de Fatima